segunda-feira, 14 de maio de 2012
2 days in New York: festa dos estereótipos!
Hello!
Ué, mudei de idioma? Nada disso caro leitor, é só para introduzir o filme de hoje. Apesar do nome e do cenário serem dos Estados Unidos, o filme fala basicamente dos estereótipos culturais sobre os estadounidenses mas, principalmente, sobre os franceses. 2 days in New York.
Olha, o IBDM dá 6,7 pra esse filme (mas o IBDM adora contrariar o meu gosto para filmes). A história é divertida e, se você tiver em casa sem fazer nada, é um filme legal para alugar na locadora. O filme é a continuação do 2 days in Paris, com a diferença que a personagem Marion se separou do antigo amor e agora mora com o novo namorado Mingus e os filhos dos relacionamentos anteriores dos dois. A graça começa quando a família de Marion resolve vir da França para visita-la. Além dos preconceitos leves contra Mingus, a família radicaliza todos os estereótipos franceses, como a falta de banho, a paixão por queijos e vinhos, a mentalidade liberal (tanto sexual quanto em relação às drogas) etc. E o mesmo vale para Mingus e a ideia da família francesa em relação a ele e à vida nos EUA.
É claro que grande parte das "lendas" são pura mentira, mas algumas delas são verdade até demais e é divertido ver como as duas culturas diferentes se percebem. Acho que vale a pena ver esse filme e se divertir com os tipos "inventados". :)
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Le muguet de mai
Ça va bien? Então, né...alguém ainda lê esse blog? Je suis vraiment désolée! Muitos trabalhos para fazer + pouco tempo para entregar + dificuldade enorme com o idioma = atraso de postagens no blog. Eu tentei usar o programador de postagens, mas ele não funcionou muito bem, então atrasou mesmo.
Hoje eu queriq comentar rapidinho sobre uma curiosidade sobre essa plantinha aqui, o muguet:
Aqui na França, no dia 1º de maio, é celebrado o dia do trabalhador. Mas nesse dia também é comum ver pessoas oferecendo o muguet (em português, se chama lírio do vale) aos amigos ou à família. Mas da onde é que vem essa tradition?
Desde a época da Renascença, o muguet é conhecido como uma flor que traz boa sorte. Além disso, reza a lenda que em 1900 os costureiros ofereciam aos seus clientes, no primeiro de maio, ramos de muguet. Depois, o costume acabou sendo adotado por todo mundo e é normal você receber de alguém próximo um ramo de muguet.
Eu recebi a minha pela primeira vez esse ano, do meu amor! ^^ O mais curioso é que você só vê essa plantinha vendendo no dia primeiro de maio. No dia seguinte, ela desaparece das lojas, como mágica. Curioso, não?
Fonte: http://www.pourquois.com/societe/pourquoi-offre-muguet-1er-mai.html
Assinar:
Postagens (Atom)