Bonsoir!
Desde que cheguei à Paris, estou me sentindo em casa (com exceção do frio, é claro!). Isso se deve ao fato de eu encontrar um brasileiro em cada esquina. Mesmo no bairro onde moro (19ème arrondissement, que não é lá muito turístico), tô sempre dando de cara com um sotaque brasileiro. Na rua, no metrô, na universidade, trabalhando nas lojas...O povo brasileiro está, realmente, em tudo quanto é lugar do mundo!
Outra coisa que eu notei é que os franceses, em geral, adoram o Brasil. Não digo isso porque toca " Ai, se eu te pego" do Michel Teló no rádio a cada dez minutos (aliás, agora também toca "Balada Boa" do Gustavo Lima); nem pela enorme fama do Cansei de Ser Sexy por aqui,. Os franceses conhecem de fato a boa música brasileira (e não se limitam à Bossa Nova de Tom e João Gilberto) variando desde chorinho, samba e mpb (Caetano, Chico,...) até o rock (Sepultura, Angra) e a nova mpb (Seu Jorge). Nosso cinema também é bem apreciado em constantes festivais de cinema verde-amarelo (como o que acontecerá dia 19 de maio aqui em Paris).
É claro que os esteriótipos estão sempre na mente das pessoas. É normal um francês me perguntar se eu não estou com saudades do calor ou dos feriados, qual é a minha praia favorita (como se todo brasileiro amasse ficar torrando na praia). Mas quem não tem seus julgamentos prévios sobre alguém? O interessante é que, ainda que aos poucos, os brasileiros estão ganhando cada vez mais espaço no mundo. O Brasil está mesmo na moda, e ao que tudo indica essa moda está pegando aqui na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário