sexta-feira, 9 de março de 2012

A paixão francesa pelos grandes musicais




Bonjour!

Na primeira vez que vim à França, fiquei surpresa com uma coisa: como os musicais aqui fazem sucesso! De inicio achei que era uma copia mal-feita dos espetaculos da Broadway. Depois que li mais e vi vídeos sobre o assunto, percebi que aqui os musicais também são super produções caríssimas, com roteiros originais e inúmeros artistas que formam uma grande fonte de entreterimento para os franceses e de lucro para seus organizadores. 

O mais famoso musical, e talvez aquele que tenha gerado a "febre" dos musicais na França, Notre Dame de Paris, foi representada em vários países e teve alguns de seus trechos disponibilizados na TV e nas rádios. Eu o vi pela primeira vez no curso de francês (graças à  super professora Jô). A canção "Belle" ocupa, até hoje , a terceira posição no ranking de singles mais vendidos na França. Isso sem falar no "catapultamento" ao estrelato dos novos cantores Hélène Segara, Daniel Lavoie, Garou, Bruno Pelletier, Patrick Fiori e outros. Patrick Fiori, por exemplo, se tornou uma refência da música francesa e suas músicas estão sempre entre as mais pedidas nas rádios. Na minha opinião este "show" é sensacional, pois acho que houve um enorme cuidado, não só na escolha dos cantores, mas com o cenário, o figurino, a maquiagem e as canções (que são lindíssimas!).


Belle



Desde então, os musicais deslancharam na França, com média de 3 a 4 produções diferentes por ano. Alguns dos grandes musicais de sucesso da França foram Roméo et Juliette, de la haine à l'amour; Le roi lion (adaptação da Disney e do espetáculo da Broadway); Le roi soleil e o mais recente,  Mozart L’Opera Rock (que eu vi em dvd e gostei çuito). Vale ressaltar que todos os espetaculos contam com várias versões em DVD, blue-ray, singles, CDs  etc, o que acaba tornando os espetáculos ainda mais rentáveis e aumenta a fama dos artistas que neles participaram. Só Mozart L’Opera Rock teve duas versões e foi encenado entre 2009 e 2011, com público de mais 100.000 pessoas . Os cantores Mikelangelo Loconte e Florent Mothe foram os grandes destaques de Mozart, peça que mistura ópera e a música clássica de Mozart com guitarras afinadas e bateria pesada.

C'est bientôt la fin



O genero « comédia musical », que mistura teatro, música e dança, surgiu nos EUA e na Inglaterra no século XX, e a partir de 1940 evoluiu para o que hoje conhecemos como os grandes musicais da Broadway. Na França, esse estilo tambem surgiu no século XX, ainda que mantendo certa distinção com relação ao estilo americo-britânico, como a visibilidade da banda/orquestra durante o espetáculo. Por volta dos anos 90, após anos de esquecimento, a mistura de artes voltou a cair no gosto do público.

Este ano, o mais famoso até agora é Adam & Eve : une seconde chance. O espetáculo conta a história de como seria, nos dias de hoje, o encontro entre Adão e Eva.


Ce qu'on ne m'a jamais dit




Outro espetáculo que corre por fora aqui é Dracula, l'amour plus fort que la mort, que conta a história do vampiro criado por Bram Stocker. No entanto, os diretores de Mozart já estão preparando um novo espetáculo, que promete ser a nova sensação na França. A grande produçao 1789 : les amants  de La Bastille  já está investindo pesado e já lançou dois clips promocionais na TV. A estreia está marcada para setembro e conta na apresentação com Rod Janois, cantor e compositor (que faz parte de La Bande des Cinq, grupo de compositores que escreveu não só as canções de 1789, mas também de Mozart, Dracula etc). Então, se você estiver aqui na época, não perca a oportunidade de assistir a este musical! Dá só uma espiadinha aqui:


Ça ira mon amour



La peine








Fontes:
            http://nddp.ucoz.com/index/acteurs/0-5

            http://www.romeoetjuliette.eu/

           http://www.mozartloperarock.fr/

           http://leroisoleil.forumactif.com/

           http://www.draculalespectacle.com/

          http://adameteve-lespectacle.com/

          http://www.1789-leforum.com/

          











Nenhum comentário:

Postar um comentário