Salut
Comment ça va? Hoje vou falar da Fête de Pâques (Festa de Páscoa), pois ela é um pouco diferente do Brasil. Mesmo o significado religioso sendo o mesmo, há alguns fatos diferentes e curiosos.
1. Variedade e propaganda
Achei engraçado isso aqui. "Pâques" aqui na França não é (ainda) uma festa comercial. Por isso, tanto nos pequenos quanto nos grandes mercados, a variedade de ovos de chocolate é bem pequena se comparada ao Brasil. Sinceramente, aqui eu só achei ovos, coelhos e bonbons de algumas marcas: Toblerone, Kinder (foto), Ferrero Rocher, Lindt, Hello Kitty, Barbie e Cars. Logicamente, nas lojas especializadas em chocolate, como Jeff de Bruges e Leonidas, é possivel encontrar ovos de pascoa artesanais.
Em uma loja de porte médio, por exemplo, você encontra entre três e quatro marcas, o que eu considero uma diversidade pequena. Além disso, o tamanho médio é 250 gramas (o tamanho 15 no Brasil), e é dificil encontrá-lo em outros tamanhos. O preço aqui varia de 4,00 a 10,00 euros (12 e 30 reais).
Aliás, na televisão também é dificil ver propagandas voltadas para a Páscoa. Arrisco dizer que só a Kinder e a Lindt fizeram comerciais, que passaram bem pouco na tv. Acho que a Páscoa é um feriado meia-boca por aqui.
2. O feriado
O feriado aqui, diferentemente do Brasil, não é na sexta-feira santa. Aqui o feriado é na segunda-feira após o domingo de Páscoa, conhecida como "lundi de Pâques". Por quê? Não faço a mínima ideia. A única coisa que eu sei é que é uma tradição de várias décadas. Aliás, vale ressaltar que aqui na França o feriado é na segunda, mas em outros países da Europa, como na Itália, o feriado começa na sexta-feira santa e dura até a outra sexta-feira (ou seja, uma semana inteira de feriado). Depois eu escuto que brasileiro é quem não gosta de trabalhar, sei...
3. Publico-alvo
Aqui a Páscoa não é um feriado para todas as idades, mas ela atinge um publico específico: as crianças. Só elas ganham os oeufs ou lapins de chocolate; os adultos, por sua vez, se ganham algo, é uma barra de chocolate ou um bombom.
Na França é normal organizar para as crianças a "chasse aux oeufs" (caçada aos ovos de chocolate). Em geral, a família esconde ovinhos de chocolate no jardim, para que as crianças procureç. Em cidades como Paris é normal encontrar grandes eventos nos parques para as crianças, com ovos espalhados para todo o lado, além de brincadeiras e outras atrações infantis.
4. Símbolos
A maioria dos símbolos é semelhante, mas achei curioso a questão dos sinos. Aqui na França, a história contada para as crianças antigamente não era aquela em que o coelho da Páscoa traz os ovos para elas.
Por ser um país de tradição católica (ainda que, hoje em dia, seja um país laico), a história aqui contada é de que os sinos das igrejas, após a morte de Jesus na sexta-feira, vão em direção à Roma e lá ficam de luto e em silêncio. No domingo, com a ressureição, eles retornam às igrejas e, no caminho, vão deixando os ovos como sinal da nova vida. Curioso, não?
Atualmente, com o comércio e a mistura de culturas, também dá pra encontrar coelhos como símbolos. Achei a história dos sinos interessante, mas eu ainda prefiro o coelho! hehehe
Gostaram? Bom, vou ficando por aqui. À la prochaine et Joyeuse Pâques!
Nenhum comentário:
Postar um comentário